domingo, 29 de setembro de 2013

Greg Monroe, de pilar da reconstrução à jogador com futuro em dúvida

Monroe com seu futuro em dúvida, Drummond cheio de expectativas...
As certezas no Pistons, pelo menos nos últimos tempos, tem durado bem pouco tempo. Depois do fracasso que se transformaram Ben Gordon e Charlie Villanueva, entramos no draft de 2010 precisando de um big man, e saímos de lá com Greg Monroe. Monroe rapidamente se tornou o pilar da reconstrução da equipe, ganhando seu espaço no time, ao lado de Jason Maxiell, era a primeira luz no fim do túnel das derrotas.

O tempo e a temporada passaram, e Brandon Knight se juntava a Monroe como esperança da equipe. Diferente de Moose, porém, Knight não conseguiu render o que era esperado e entrou o ano seguinte como esperança da equipe, não mais certeza, de que seria um dos pilares do tal "Pistons do futuro". 


E Dumars aprontou de novo, no draft seguinte, escolhendo um pivô - Andre Drummond -, posição essa que era a única garantida na equipe. Monroe, que era a única certeza do time, seria mudado de posição para que pudesse atuar junto com Drummond, que mostrou potencial absurdo, mesmo limitado pela rotação confusa de Lawrence Frank.


E Monroe, que era uma certeza, tem seu futuro no Pistons em xeque, nesse momento. Não só por Josh Smith, que joga na sua (nova) posição - embora pareça que Cheeks irá utilizá-lo como ala, no início.


Quando Smith chegou, rumores de troca com Monroe apareceram em grande número, mas esfriaram. O jogador chegou a dar declarações que queria ficar. Monroe é um líder do elenco. No meio das derrotas deu declarações de que queria ânimo dos companheiros, queria vencer. E parece que o Pistons finalmente vai voltar a vencer, um pouco. Mas o contrato de Monroe está acabando.


Três jogadores da classe de Monroe (2010) do draft já assinaram extensões de seus contratos. John Wall (Wizards) e mais recentemente Paul George (Pacers) e DeMarcus Cousins (Kings).

Ao final dessa temporada, Monroe será um agente livre restrito. Isso quer dizer que o Pistons terá direito de igualar quaisquer ofertas que outras equipes possam vir a fazer pelo jogador. E com toda certeza alguém vai dar muito dinheiro pelo Monroe. E aí, Dumars, vai pagar ou não?


Mas, com isso, chegamos a outra questão. Drummond é o "garoto de ouro" da franquia, é intocável e queridinho de Dumars - o que não é à toa, mas também não garante a ele vaga no time - e Josh Smith veio com status de estrela e levando bastante dinheiro dos cofres da equipe. E Monroe? 


E se, o esquema que todos estão pensando, com Josh Smith na ala, jogando junto com Monroe e Drummond próximos à cesta, não funcionar? Vai sobrar pra quem? Minha resposta para esse pergunta é Monroe. 


Será que, se tudo isso acontecer, vindo do banco, com um espaço menor dentro da franquia, Monroe não irá querer respirar novos ares? E então, Dumars, vai manter um jogador que não quer ficar, no elenco, ou vai perder a primeira certeza desse processo de reconstrução, de graça?


É, temos um longo ano pela frente...


*Agradeço ao texto do Thiago, colaborador do nosso twitter, que me inspirou a escrever o que está aqui em cima, ao publicar um texto sobre o mesmo assunto, no blog TimeOut Brasil


#GoPistons!

0 comentários:

Postar um comentário