sábado, 7 de setembro de 2013

Porque estamos piores que o Cavs?

Porque estamos piores que o Cavaliers?
ATENÇÃO: Esse texto não tem como objetivo, de nenhuma maneira - muito pelo contrário -, desmerecer o Cleveland Cavaliers, ou qualquer outro time, e/ou seus torcedores. Nós do blog temos respeito por todo e qualquer time da NBA e seus torcedores.
A última temporada foi decepcionante, todos sabemos. Jogando mal e deixando escapar vitórias - principalmente no último quarto - muitas vitórias quando, exporadicamente, jogávamos bem. Mesmo naufragando, a campanha de 29-53 nos permite pensar um pouco.


No geral, fomos o oitavo (ou sétimo?) pior time de toda a NBA. Empatamos com o Washington Wizards, nessa desonrosa colocação. Os vencemos no draft, mas a loteria nos ludibriou. Ok, isso não importa mais.


O fato é que poucos times tiveram campanhas negativas contra o Pistons. Celtics, Sixers, Bobcats, Bucks, Wizards e Cavaliers foram os felizardos (?). 


Dentre esses seis times, Cavaliers e Wizards não venceram sequer uma partida contra o Pistons. Tudo bem, esses dois times sofreram com lesões de seus principais jogadores. Do lado do Cleveland, Kyrie Irving, e pelo Wizards, John Wall. O que vale ressaltar é que tanto Irving quanto Wall jogaram duas partidas cada, contra o Detroit Pistons.


Trago esse tema, pois, com a atividade no mercado da offseason, o Pistons saltou de time em reconstrução para time em desenvolvimento, candidato a playoffs.


Com os previews atuais, podemos perceber duas coisas. A primeira é a unanimidade em dizer que o Leste tem cinco de suas oito vagas para a pós-temporada definidas - com o que eu concordo. Mas, em projeções, previews e palpites, há quase uma unanimidade, em comentários: Das três vagas restantes, uma delas (na maioria das vezes a sexta), é do Cleveland Cavaliers.


Sempre que leio isso, começo a pensar no time do Cavs, e porque ele faz parte de um grupo (de um time só) que não é parte integrante dos cinco melhores times do Leste, mas também não é dos que vai brigar pelas outras duas vagas, junto com Pistons, Wizards, Hawks.


Vamos lá. Para essa temporada, o time de Ohio contratou, principalmente, dois jogadores. Jarrett Jack e Andrew Bynum. Além do principal jogador do time, Kyrie Irving, Anthony Bennett e Dion Waiters são os principais jogadores do Cavs. Irving se machucou mas, ainda assim, jogou 51 jogos na temporada passada (e foi pro ASG).


No Pistons, por outro lado, os principais nomes são Josh Smith, Brandon Jennings, Greg Monroe, Andre Drummond e KCP veio do draft (tal qual Bennett).


Além de Irving, Bynum é uma incógnita. É um dos melhores jogadores da NBA, saudável, mas não jogou sequer um jogo ano passado. Já o Pistons, mesmo com os prováveis problemas de espaço em quadra, os possíveis tijolos de Josh Smith, e tudo que já sabemos, não deve sofrer com lesões. Ano passado, só Andre Drummond perdeu jogos por lesão (que o tirou de um número considerável de jogos), entre os principais jogadores.


Não quero dizer que o Cavs não vai se classificar para a pós-temporada, ou que tem um time ruim, ou que o Bynum não vai jogar e etc, longe disso, estou apenas questionando o porquê, de um time que não conseguiu vencer o Pistons ano passado (e teve Irving em dois embates), que tem em seus reforços um ótimo jogador (Jack), uma estrela, que não sabemos se irá jogar, e o quanto irá jogar (Bynum) e um rookie (Bennett) estar, para a maioria das pessoas, à frente do Pistons.


Embora o Pistons deva ter problemas com a falta de cérebro de Jennings e Smith, na minha ótica temos um time melhor. Não temos um All-Star, mas temos dois jogadores jovens que podem disputar ASG's no futuro (Monroe e Drummond), temos um jogador que é realmente muito bom, quando faz o que deve (Smith). E nos reforçamos melhor.


Odeio comparações, odeio falar mal (se é que estou fazendo isso) de outros times, gosto de falar apenas do Detroit Pistons e, por isso, criei o blog. Mas também uso esse espaço para expor minhas opiniões e, para mim, tudo o que estão falando está errado.


E o time vai encaixar esse ano.

2 comentários: