Números Aposentados


O Detroit Pistons tem 8 números aposentados, mais as letras "GM" em honra ao histórico gerente-geral Jack McCloskey, que formou o time campeão do final da década de 80. 

Chuck Daly


Daly foi o técnico do Pistons na era dos "bad boys", o período de outro da equipe de Detroit em sua história. Com Daly no comando, o time foi campeão da NBA por duas vezes, e foi vice em outra oportunidade. Daly foi o mentor da fortíssima defesa que era a marca da equipe dos "bad boys", com um jogo físico muito imponente, e as famosas "Jordan Rules". Outra marca importante da carreira de Daly é que ele foi o treinador da seleção olímpica de basquete dos EUA em 1992, o famoso "dream team".



"O melhor defensor que eu já enfrentei na NBA". Palavras de Michael Jordan. Dumars era o segundo líder da equipe que dominou a NBA no final dos anos 80, e marcou a transição de duas hegemonias na liga - o Lakers de Magic Johnson, Abdul-Jabbar, etc, e o Celtics de Larry Bird -, para outra - o Bulls de Jordan -. Dumars, como a maioria dos jogadores daquele time, era um defensor excelente, mas sabia pontuar também. Se Thomas precisasse, ele estaria lá. MVP das finais do primeiro título do Pistons, Joe jogou toda a carreira em Detroit e, ao se aposentar, continuou sendo uma parte importantíssima da equipe, como GM. Trouxe mais um título e mais um vice-campeonato para o Pistons, e se não houvesse um tal Isiah, seria, com certeza, o maior Piston da história.

Dennis Rodman


A alma do time bicampeão em 1990, e parte importante do campeão um ano antes, vindo do banco. Seu talento para pegar rebotes era impressionante, assim como a garra e o vigor com o qual disputava toda e qualquer bola, e fazia de cada batalha por um rebote uma guerra. Bastante limitado ofensivamente, Rodman sabia de suas limitações e ajudava o time como podia, com defesa. Formou um dos garrafões mais temidos de todos os tempos junto com Bill Laimbeer e, embora não tenha ficado toda a carreira em Detroit é uma lenda da equipe que jamais perderá seu valor.



O maior Piston de todos. O cérebro da equipe bicampeã no final da década de 1980. O cara que organizava o jogo, comandava a equipe dentro de quadra, achava os companheiros quando estavam livres, resolvia sozinho quando era necessário. O líder de todos eles. A principal peça de um time que jogava como um time, sem egocentrismo, sem avidez por números individuais. Nas finais de 1988, com o tornozelo torcido, 25 pontos em um mesmo quarto, MVP das finais de 1990. Esse é Isiah Thomas.

Vinnie Johnson


Mais uma peça que todo time campeão precisa ter, Vinnie era um arremessador nato. Sua maior característica, que inclusive originou seu apelido - The Microwave -, era "aquecer" muito rápido em seus arremessos. Em pouco tempo, ele conseguia acertar vários arremessos seguidos, mesmo tendo acabado de entrar em quadra. Vindo do banco, dava a ofensividade que o time precisava quando os arremessadores titulares estavam descansando. É dele o arremesso da vitória do título de 1990, faltando 0.4 segundos para o fim do jogo, contra o Portland Trail Blazers.

Bob Lanier


Bob é, junto com Dave Bing, o jogador que levava o Pistons à vitórias, na distante década de 1970. Dono de um jogo no post invejável, e de um gancho imparável, Lanier é um dos símbolos de uma geração do Pistons com um talento muito grande, mas que infelizmente não tinha muitos companheiros à altura, fazendo com que a equipe nunca conseguisse ter muito sucesso nas fases mais avançadas da liga. No entanto, ainda assim é um dos maiores jogadores da história da franquia, e ainda detém o recorde de média de pontos do Pistons, com 30.17 pontos por jogo.

Dave Bing


Contemporâneo e parceiro de Lanier, Bing era um armador clássico - o segundo maior da história do Pistons, apenas atrás de Thomas. Dave foi draftado pelo Pistons, em 1966, e destoava dos armadores da época. Por conta do seu atleticismo acima da média, além de passar a bola com maestria, ainda atacava a cesta e pontuava muito mais do que os outros jogadores da posição de seu tempo. Sete vezes all-star, incluindo um MVP do jogo das estrelas na carreira, Bing passou 9 anos no Pistons e foi prefeito da cidade de Detroit entre 2009 e 2013.

Bill Laimbeer


Um dos primeiros stretch four da NBA, isto é, jogador de garrafão com arremesso consistente de longa distância, Bill é um dos jogadores mais icônicos do Detroit Pistons. Dono dos recordes de rebote da equipe, o jogador era odiado por muitos ao redor da liga por seu estilo "sujo" de jogo. Era a cara daquela defesa forte, imperdoável e que tinha um jogo físico muito intenso e presente. Formando dupla com Rodman, transformavam cada rebote numa guerra. Com Bill não tem meio termo, ou você o ama, ou o odeia, e o Detroit Pistons ama Bill Laimbeer.

Jack McCloskey


Jack foi o GM que idealizou e montou todo o time bicampeão da NBA no final da década de 80. Sob seu comando, o elenco do Pistons era composto por jogadores que sabiam seu papel em quadra, e jogavam para o time, sacrificando números individuais em prol da vitória. Montou um grupo de jogadores dedicados, que tinham garra e transpiravam Detroit Pistons. Colheu os frutos de um time que dominou a NBA por dois anos, e fez-se presente em mais alguns, na dourada década de 1980.