terça-feira, 19 de novembro de 2013

A temporada até aqui


No dia que o Detroit Pistons entra em quadra para realizar seu décimo jogo na temporada - no Palace, contra o New York Knicks - vamos rever o que aconteceu até o momento com a equipe, a temporada até aqui.
Não podemos dizer que tivemos algum resultado surpreendente até o momento, porém há alguns problemas que vêm chamando atenção.

O primeiro deles é o já esperado e conhecido aproveitamento nos arremessos. O Pistons é apenas o 16º time da NBA no quesito com 44,9% dos arremessos convertidos. Quando olhamos apenas os tiros de três pontos, outra fraqueza da equipe, o aproveitamento despenca para pífios 28,1% sendo, assim, a pior equipe de toda a liga no quesito. Em lances livres, mais uma decepção. Novamente o pior aproveitamento de toda a liga, com 69,2%. Sem novidades, Andre Drummond é o pior da equipe na linha do lance livre. Com apenas dois acertos em doze tentativas, Andre tem absurdos 16,7% de aproveitamento na jogada.


Saindo um pouco das porcentagens, uma rápida olhada nos números e confirmamos o que todos sabíamos que iria acontecer. Brandon Jennings e Josh Smith estão chutando muito. Ambos arremessaram a bola 249 vezes e converteram 102 arremessos, o que dá um aproveitamento (ruim) de 40,1%. 


Poderia falar muito mais sobre Smith e Jennings, porém prometi para mim mesmo que não iria, então vou a outro problema, que talvez seja o maior deles até o momento. A defesa.


Como time, em geral, o Pistons tem, por muito, a pior defesa da NBA. São, em média, 109 pontos cedidos a cada 100 posses de bola. O que eu sinceramente não consigo entender é como um time que tem Josh Smith e Andre Drummond não consegue ter uma defesa eficiente. Voltando aos jogos, domingo contra o Lakers, o Pistons tinha, até certo ponto, o controle da partida até que, (entre outros, é verdade) Stuckey e sua inoperância defensiva, permitiram ao Lakers uma corrida de 14-0 que praticamente selou a vitória da equipe local. 


Nos rebotes, um destaque. O Pistons tem sido uma das equipes que mais pega rebotes ofensivos e é a terceira equipe que menos permite tais rebotes. Porém, nos rebotes defensivos a situação se inverte. É a equipe que menos coletou rebotes defensivos na liga, embora ainda ceda poucos a seus oponentes. Outro claro sinal de inoperância defensiva é que o Pistons é a equipe contra quem, em média, os adversários arremessam melhor. 54% de aproveitamento, é o que usualmente os oponentes conseguem contra o Pistons. Apenas lembrando que, ofensivamente, o time está arremessando 45%.


Como último problema, sairemos das quatro linhas. Maurice Cheeks, vem usando uma rotação bem confusa. Acredito que seja apenas para testes no começo da temporada, contudo. Luigi Datome, o rookie KCP (embora essa tendência esteja começando a se inverter) e Jerebko (que aliás, faz um péssimo começo de temporada) vêm tendo poucos minutos em quadra. Espero, realmente que, como dito, seja apenas para testes, no começo da temporada.


Analisando a tabela, não podemos dizer que o 3-6 é inesperado. Porém fica a impressão que poucas coisas mudaram, desde o ano passado, mesmo com o time praticamente inteiro diferente. E, falando sério, ainda faltam 73 jogos, o time deve ficaR, se não encaixado, ao menos melhor do que temos agora. 


Ou então, ao menos, o próximo draft é sensacional.

0 comentários:

Postar um comentário