sábado, 4 de maio de 2013

Grandes Ícones do Detroit Pistons + Parabéns Isiah Thomas!

O maior de todos os Pistons
O post dos maiores ícones do Detroit Pistons de hoje é sobre o Isiah Thomas. Eu sei que semana passada havia dito que seria sobre Dave Bing, mas, essa semana (terça 30) foi aniversário dele, fez 52 anos. Então, acho justo fazer a minha singela homenagem a ele hoje. O post sobre Dave Bing sairá semana que vem. E, além disso, por esses dias devo postar um texto sobre o mesmo Isiah Thomas, mas escrito pelo Thiago, moderador do nosso twitter. Sem mais delongas, vamos lá!
Isiah Thomas, o maior Piston de todos. Não há dúvidas, afinal, mesmo com vários jogadores lendários já tendo vestido a camisa do Detroit Pistons, Isiah Thomas é, com certeza , o maior deles. Mas porque?


Isiah Thomas, o “Zeke” nasceu no dia 30 de abril de 1961, em Chicago (ironia do destino), de uma família de nove filhos. Fez o ensino médio na escola St. Joseph, na cidade de Westchester. Durante seu período na escola liderou seu time às finais estaudais, sendo considerado uma das maiores promessas do país.


Foi chamado para jogar pela universidade de Indiana, tendo que se adaptar a disciplina do técnico da universidade na época, Bob Knight. Knight, que havia ido a casa de Thomas, foi insultado por um irmão de Isiah, que queria que ele fosse para a universidade DePaul. Isiah não conseguia entrar na filosofia de Knight, que chegou a dizer que era melhor ele ter ido para DePaul. No começo de seu segundo ano na universidade, Isiah foi excluído dos treinos por Knight, que, segundo Thomas, dizia que nenhum jogador, independente de seu talento, é maior que a “filosofia de Knight”. Entretanto, Thomas rapidamente mostrou o que era, e tornou-se um dos principais jogadores da universidade, e conquistou o técnico e a torcida.

Thomas era tão superior a seus companheiros de equipe, que Knight ajustou seu estilo de jogo, para adaptá-lo a Isiah, a ponto de, no ano seguinte, promovê-lo a capitão do time da universidade, e dá-lo liberdade para fazer o que sabia em quadra. Nesse ano, Isiah liderou os Hoosiers ao título da NCAA, e então, decidiu ir para o draft da NBA.

O Pistons vinha de péssimas campanhas, e tinha direito a segunda escolha do draft de 1981. O escolhido foi Isiah Thomas. Fez parte do All-Rookie Team, e já em 1982 participou, como titular de seu primeiro All-Star Game, de 12 que viriam, com direito a 2 MVPs (1984 e 1986) nesse evento.


Nos playoffs de 1984, o Pistons enfrentava o New York Knicks, numa série que estava empatada em 2-2, mas que era melhor de 5 partidas. No jogo decisivo, o jogo 5, Thomas estava apagado no jogo, porém conseguiu forçar uma prorrogação, marcando 16 pontos nos últimos 1:34m de jogo. Mesmo assim, o Knicks venceu o jogo – e a série – na prorrogação.

Thomas e o Pistons se tornaram figura presente nos playoffs. Em 1987 caíram para o Boston Celtics, de Larry Bird, porém, já no ano seguinte, veio a vingança, com o Pistons derrotando o Celtics para avançar a sua primeira final na NBA.


Do outro lado estavam Magic Johnson e o Los Angeles Lakers. Mas isso não fazia diferença. O Pistons liderava a série por 3-2 e foi para o jogo 6 em Los Angeles. A equipe de Detroit tinha tudo para vencer o jogo, e conquistar seu primeiro título, porém Isiah se machucou. Mesmo assim, machucado e com dor, Thomas marcou 25 pontos no terceiro quarto do jogo 6, que ainda assim não foram suficientes.  O Lakers venceria por 103-102, e, no jogo 7, sem poder contar com Thomas 100%, o Pistons caiu mais uma vez, essa por 108-105.

Porém, já no ano seguinte, jogando em um estilo agressivo, baseado numa forte defesa, o Pistons chegou de novo às finais, de novo contra o Los Angeles Lakers. Mas para isso, foi necessário passar pelo Celtics e, pelo segundo ano consecutivo, o Chicago Bulls. Nas finais mais uma vez, o Pistons varreu o Lakers. 4-0 Pistons. Porém, o MVP das finais daquele ano não foi Isiah Thomas, mas Joe Dumars.


Tudo bem. No ano seguinte, o Pistons piorou um pouco na temporada regular. Quatro vitórias a menos. O time que defendia seu título chegava até as finais pelo terceiro ano consecutivo. Depois de eliminar, mais uma vez, o Chicago Bulls. Dessa vez, o Pistons sagrou-se vencedor em 5 jogos. Dessa vez sim, Isiah foi o MVP das finais. Com médias de 27.6 pontos, 5.2 rebotes e 7 assistências por jogo, nos cinco jogos decisivos.


Embora o Pistons continuasse com um time médio/bom, não conseguiria mais chegar às finais. Thomas se aposentou em 1994, um mês antes do previsto, em decorrência de um lesão no tendão de Aquiles. Além de tudo, Thomas também era carismático. Mas isso não o impediu de se envolver em histórias duvidosas.


No All-Star Game de 1985, Thomas, que estaria irritado com a atenção exagerada dada ao calouro Michael Jordan, liderou um boicote ao jogo de Michael. Nesse boicote, Thomas e seus companheiros não passar(i)am a bola para Jordan, que terminou o jogo com apenas 9 arremessos. Entretanto, essa história nunca foi confirmada. Assim como, a não-participação de Isiah no Dream Team de 1992, que dizem, devido ao mau relacionamento de Thomas com Jordan.

Thomas foi nomeado para o All-NBA First Team por três vezes, duas para o All-NBA Second Team. Seis vezes player of the week, dois All-Star Game MVPs. Liderou a liga em assistências totais por dois anos, e em assistências por jogo em um ano.. É o líder do Pistons em pontos, roubos de bola, assistências e partidas disputadas.

Após a aposentadoria, Thomas tornou-se dono de parte do Toronto Raptors, e vice-presidente executivo, mas saiu quatro anos depois, em 1998

Também treinou o Indiana Pacers, de 2000 a 2003, e em 2003 assumiu como gerente geral do New York Knicks, onde ficou até 2008. Hoje comenta para a NBA TV e contribui para o NBA.com

É membro do Hall da Fama do esporte, e foi eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA, tem sua camisa 11 aposentada pelo Detroit Pistons.

Números totais

Jogos: 979
Pontos: 18822
Rebotes: 3478
Assistências: 9061
Tocos: 249
Turnovers: 3682
Minutos: 35516
Arremessos tentados: 15904
Arremessos convertidos: 7194
%FG: 45.2%
3P tentados: 1373
3P convertidos: 398
3P%: 29%

Médias (por jogo)

Pontos: 19.2
Rebotes: 3.6
Assistências: 9.3 
Tocos: 0.3
Turnovers: 3.8
Minutos: 36.3
Arremessos tentados: 16.2
Arremessos convertidos: 7.3
3P tentados: 1.4
3P convertidos: 0.4

Outros

PER (ranking de eficiência, média 15): 18.1
Porcentagem de assistências: 37.4
Contribuição para vitórias (parte ofensiva): 41.2
Contribuição para vitórias (parte defensiva): 39.5
Contribuição para vitórias: 80.7

2 comentários:

  1. Parabens amigo !! Vc ja falou tudo sobre o nosso idolo.maior . Nao tenho nada a acrescentar , meu post era mais ou menos isso ai .

    ResponderExcluir
  2. Lembro de quando criança torcer pelo Detroit Pistons por causa do Isiah Thomas, quando a NBA era transmitida pela Bandeirantes, achava ele muito habilidoso com a bola, muito melhor do que os outros jogadores de sua época, e olha que ele é contemporâneo de craques de todos os tempos da NBA, Magic Jhonson, Larry Bird etc...

    ResponderExcluir